Aula 1 – As notas musicais e suas distâncias
por Alex Martinho
A parte teórica é, para muitos iniciantes na música, um enorme problema. O que estudar? Por onde começar? O que realmente se precisa saber de teoria para estar apto a dar os primeiros passos com o seu instrumento?
Há muito o que aprender mas sem dúvida alguma o primeiro passo é saber quais são as notas musicais e como identificá-las.
Vamos então ao que interessa!
1 – As Notas Musicais Naturais
A primeira coisa que você tem que aprender são os nomes das notas musicais naturais. “Naturais” pois são as que originam tudo. Há também os acidentes que modificam essas notas, e que vou trazer daqui a pouco.
São sete notas naturais no total: Dó – Ré – Mi – Fá – Sol – Lá – Si
Cada nota é identificada por uma LETRA, da seguinte forma:
C |
D | E | F | G | A | B |
Dó | Ré | Mi | Fá | Sol | Lá |
Si |
A letra A significa LÁ, a letra B significa SI, a letra C significa DÓ, a letra D significa RÉ, a letra E significa MI, a letra F significa FÁ e a letra G significa SOL.
2 – As Distâncias entre as Notas Musicais Naturais
Agora que já sabemos os nomes das notas vamos aprender a identificá-las em um piano. As notas naturais são facilmente identificadas nesse instrumento, pois são exatamente todas as teclas na cor branca.
Observe que entre algumas notas naturais há uma tecla na cor preta, e entre outras não há.
Observe atentamente na figura: entre as notas E e F e entre as notas B e C não há nenhuma tecla preta. Já entre todas as outras notas naturais há uma tecla preta.
Essas teclas pretas também são notas, notas essas que por estarem sempre no meio do caminho entre duas notas naturais são denominadas a partir dessas naturais, mas com a ajuda dos acidentes.
Vamos aprender dois acidentes: o bemol (representado pela letra b) e o sustenido (representado pelo símbolo #).
Se pegarmos uma nota natural e colocarmos o símbolo de bemol ao lado dela, queremos representar a nota que fica imediatamente antes dela.
Já se pegarmos uma nota natural e colocarmos o símbolo de sustenido ao lado dela, queremos representar a nota que fica imediatamente depois dela.
Sendo assim, temos agora uma maneira de identificar todas as notas intermediárias, ou seja, as notas das teclas pretas que se localizam entre duas notas naturais. Observe atentamente a próxima figura:
Note que cada nota intermediária pode então sempre ser identificada por dois nomes diferentes – por exemplo, a nota que fica entre as notas C e D tanto pode ser chamada de C# (dó sustenido) como de Db (ré bemol).
Cada distância (ou “intervalo”) entre uma nota e a próxima – sendo ela natural ou não, seja tecla branca ou tecla preta – é considerada como sendo de meio tom. Sendo assim, nós temos as seguintes distâncias entre as notas naturais:
De C até D a distância é de um tom.
De D até E a distância é de um tom.
De E até F a distância é de meio tom.
De F até G a distância é de um tom.
De G até A a distância é de um tom.
De A até B a distância é de um tom.
De B até C a distância é de meio tom.
Resumindo, entre quase todas as notas naturais a distância é de um tom, exceto entre E e F e entre B e C, onde temos meio tom apenas.
Trago abaixo uma figura demonstrando a localização de todas as notas no braço de uma guitarra ou violão. Se o seu instrumento é o contrabaixo também pode usar essa figura como referência, basta ignorar as cordas a mais.
3 – Considerações Finais
Agora é com você! Leia e releia com bastante atenção tudo o que foi colocado acima e toque todas as notas em seu instrumento, decorando aos poucos aonde cada uma se encontra e também todas as distâncias entre elas.
A teoria musical se ficar somente no papel dificilmente é assimilada e acaba sendo esquecida. O único caminho para realmente aprender e assimilar todo o conteúdo teórico é usando-o e amadurecendo-o constantemente em seu instrumento.
Um ótimo aprendizado e tudo de bom!